Eletroímã

     Como sabemos, na natureza existem materiais que possuem propriedades magnéticas, como exemplo temos o minério magnetita, que e encontrado por extração mineral. Mais também, podemos construir um ímã artificial com algumas materiais de fácil acesso.
     Neste artigo iremos construir um eletroímã, que nada mais é que um dispositivo que converte energia elétrica em energia magnética. Abaixo temos a lista de materiais necessários para a construção deste equipamento, e que são de fácil obtenção, iremos precisar de:

  • Fios de cobre;
  • 2 pilhas de 1.5 volts ou outra fonte de corrente continua;
  • 1 prego;
  • Fita adesiva;
  • 2 Palitos de churrasco;
  • Super cola ou cola branca;

     -Primeiro passo: Enrole o fio ao redor do prego, de forma que forme uma bulbina como mostrado na figura 1, em seguida coloque uma gota de super cola ou cola branca nas posições 1 e 2 e deixe secar. 
OBS, recomenda-se  o uso de um fio com cerca de 50 cm, eu utilizei um com cerca de 50 cm que retirado de um cabo de rede para computadores. Mais você pode utilizar fio comum.

Figura 1. Bulbina do Eletroímã.

    Feito isso, temos que somente energizar o circuito composto pela bulbina, sendo assim, iremos ao segundo passo, que é a construção de um suporte simples para as pilhas que iram fornecer energia para que o nosso eletroímã funcione.

     -  Segundo passo: Iniciando a construção do suporte, é necessário que sejam cortados 2 palitos de churrasco com um tamanho de 12 cm, e 3 pedaços com apenas 2 cm, você deve colar os palitos como na figura 2. Este será o nosso suporte utilizado.
Figura 2. Supor simples para as pilhas.

     - Terceiro passo: Coloque 2 pilhas encima do suporte e passe fita adesiva para fixa-las no suporte (ver figura 3).
Figura 3. Pilhas sobre a base.

     A após isso pegue 2 fios e ligue 1 fio em cada estremo da Bulbina de nosso eletroímã, e isole com a fita adesiva. (Figura 4)

Figura 4. Ligando a bulbina.

     Em seguida  ligue um dos fios da bulbina na extremidade negativa do conjunto de pilha, e o outro fio fica fazendo a função de interruptor (liga-desliga) do circuito (ver figura 4).

Figura 5. Ligando fios a pilha.
   
     Feito isso o nosso eletroímã já estará energizado e pronto para você testa-lo. Pegue um objeto de metal como exemplo em prego pequeno e quando energizar o circuito ponha a bulbina próximo que o prego pequeno será atraído imediatamente. Veja a figura 6.

Figura 6. Eletroímã em funcionamento.

    De forma simples e com materiais de fácil acesso, foi possível a construção de nosso eletroímã. Não tenha medo de ligar o eletroímã e levar choque, isso não ocorre pois estamos trabalhando com uma tensão de 3V, que é baixa, então não corremos perigo. Agora  é divertir-se com o dispositivo feito por você.



Palavras Chaves: Eletroímã, Pilha, Ímã.